WCON 2024
Graça e Paz!
 
Ao chegar no Maranhão e pensando em tudo o que aconteceu no Congresso, só resta uma conclusão de que vivemos o sobrenatural de Deus em 4 dias.
 
Glorifico o nome do Senhor por sua vida e pela vida do nosso Pastor presidente da UMCEB, pois algo grandioso fez o Senhor naquela tarde de sexta-feira e que até agora não consegui mensurar o alcance, porém fui bastante procurado em função daquela oportunidade Santa e muitos declararam que receberam um renovo necessário para continuar fazendo a obra do Senhor. At. Irmão Luis Manoel - Maranhão.
 
UMA FORÇA PARA A MUDANÇA.

          Ao assumir o comando do Batalhão Cel. Júlio Elias Pereira, em 26 de julho de 2012, ainda como Maj PM, encontrei-me diante de um dos maiores desafios de minha vida profissional, pois ao ser comunicado pelo Comandante Geral da PMMA que a escolha do comando recaíra sobre meu nome, depois da recusa de alguns oficiais superiores para comandar aquela unidade, conhecida pelos diversos problemas internos e externos que faziam parte de sua história naquela comunidade. Adotei a postura esperada de um servo do Senhor diante daquela convocação, deixando bem claro que não era voluntário, mas que me submetia à autoridade delegante.

          As primeiras 48 horas foram extremamente difíceis, mesmo já tendo comandado o 7º BPM em Pindaré Mirim, pois não tinha uma estratégia definida para enfrentar as adversidades e a pressão do cargo. Mas Deus enviou a missionária Sgt PM Sílvia Regia para me levar uma mensagem. “Esta peleja não é sua, fique na posição em Cristo Jesus que pelejarei por vós”. Assim falou o Senhor por meio da missionária.

          Ao receber a mensagem de Deus, entendi que estava diante de um campo missionário que correspondia a cerca de 50% da população da Região Metropolitana e com acesso direto a todos oficiais da capital por meio dos comandantes de unidades e a mais de 600 policiais militares do 6º BPM que estavam sob meu comando.

          Uma vez com o entendimento da obra, procurei fortalecer um trabalho evangelístico já existente na Unidade por meio do Sgt PM Neuton e do Sgt PM Cirino, e Deus enviou também para a obra o Sgt PM S. Ferreira, Pastor da Assembleia de Deus, como verdadeiros capelães voluntários.  

          No exercício diário das atividades de comando, procurei diversas Igrejas evangélicas da área por meio de suas lideranças, quando participei de várias celebrações, com oportunidades de falar as comunidades locais, testemunhar do evangelho poderoso agindo dentro dos quartéis, preitear orações e uma maior participação comunitária na resolutividade dos fatores indutores da violência.

          Em relação ao público interno, percebi que estava diante de dois extremos: o 1º é que tínhamos muitos policiais valorosos, porém desmotivados e o 2º é que seria necessário adentrar aos porões do 6º BPM, onde encontrei um lugar sombrio, úmido, perigoso, obscuro, uma prisão espiritual (drogas, prostituição, pornografia, infidelidade conjugal, corrupção, depressão, imoralidade sexual, inversão de valores, degradação familiar).

          Em um cenário como este, só tinha uma estratégia a ser adotada e não estava nos manuais de comando das escolas de formação militar e muito menos nas modernas técnicas de administração, pois o inimigo a ser vencido era invisível. Portanto, o que precisávamos era recorrer ao manual da vida e por meio da Palavra Sagrada, dedicarmos tempo às orações, buscando em Deus, o arrependimento, o perdão, a misericórdia e a mudança de vida dos policiais militares da Unidade.

          Precisamos continuar ouvindo e levar outros militares a ouvirem, por meio da Palavra Sagrada, a voz de comando do Grande General de guerra: atenção pecador, alto, sentido, meia volta volver, em direção ao alvo marche. Muitos ouviram e obedeceram e outros endureceram o coração, mas as sementes foram semeadas e regadas, aguardando agora o tempo de Deus para dar o devido crescimento com uma colheita de muitos frutos que estão por vir, assim eu creio e declaro em nome de Jesus. Amém!

          Ao tomar conhecimento no mês de julho e adquirir o DVD “Uma força para mudança” por meio dos PMs de Cristo da Polícia Militar de São Paulo, só restou-me uma coisa a fazer: assistir, chorar muito e agradecer a Deus por tudo que aconteceu e está acontecendo em todos os lugares onde o Evangelho está sendo pregado com simplicidade e coragem por homens e mulheres de farda, movidos pelo poder do Espírito Santo de Deus.

          O DVD “Uma força para a mudança” chegou em minhas mãos como resposta de Deus as minhas práticas dentro da Polícia Militar do Maranhão e no exercício do comando do 6º BPM na Cidade Operária, área Leste do comando do Policiamento Metropolitano em são Luis.

          No dia 16 de agosto de 2013 quando a unidade comemorou seu 20º aniversário, podemos glorificar o nome do Senhor pelas vidas que já foram alcançadas e estão sendo transformadas pelo poder do Evangelho, pois estamos diante de um novo tempo, construindo uma nova história.

          Ao passar o comando do 6º BPM para a Maj PM Edilene (04/09), rogo a Deus que direcione seu processo decisório segundo os princípios já estabelecido em sua Palavra Sagrada. At. Ev. Luis Manoel da silva – Ten Cel PM.

 

Testemunhos