WCON 2024
[Afastamento] 
Texto Base: Hb 3.12-15 = Minhas irmãs e meus irmãos, cuidado para que nenhum de vocês tenha um coração tão mau e descrente, que o leve a se afastar do Deus vivo. Pelo contrário, enquanto esse "hoje" de que falam as Escrituras Sagradas se aplicar a nós, animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração. Pois seremos companheiros de Cristo se continuarmos firmes até o fim na confiança que temos tido desde o princípio. É isso o que as Escrituras Sagradas dizem: “Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus, não sejam teimosos como foram os seus antepassados, quando se revoltaram contra ele”. 
Introdução: A maior infelicidade do homem, nesta vida e na vindoura, é a de sentir a ausência de Deus, porque, sem a presença do Pai (Deus), certamente haverá: 
 
ORFANDADE = Devemos lembrar sempre que Deus é PAI.
Is 63.16 afirma: “... pois tu és o nosso Pai. Os nossos antepassados Abraão e Jacó não se importam conosco, não fazem caso de nós. Mas tu, ó Deus Eterno, és o nosso Pai, e desde o princípio nós te chamamos de O nosso Salvador”. (BLH) 
N.Hom: O significado é este: Mesmo que Abraão e Jacó deserdassem o povo (i, é. Israel), Deus ainda seria o Seu pai. 
 
TREVAS = Embora ajam trevas, nosso Deus é LUZ.
1 Jo 1. 5 declara: A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão. (BLH) 
 
N.Hom: A luz representa o que é bom, puro, verdadeiro, santo e confiável. As trevas representam o que é pecaminoso e perverso. A declaração “Deus é luz” significa que Ele é perfeitamente Santo e verdadeiro, e que só Ele pode nos tirar da escuridão do pecado. A luz está também relacionada à verdade, pois deixa tudo visível, seja bom ou ruim. Nas trevas, o bem e o mal parecem semelhantes; na luz, podem ser claramente distinguidos. Da mesma maneira que não pode existir escuridão na presença da luz, o pecado não pode existir na presença do Deus santo. Se quisermos ter um relacionamento com Deus, devemos deixar de lado nosso modo de viver pecaminoso. Declarar que pertencemos ao Senhor e vivermos conforme a nossa própria vontade é hipocrisia (falsidade, fingimento). Cristo exporá, isto é, colocará ao conhecimento de todos e julgará tal falsidade. 
 
ÓDIO = O ódio existe, mas o nosso Deus é AMOR.
1 Jo 4. 8 afirma: Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor.  
 
N.Hom: O escritor João diz, “Deus é amor” e não “o amor é Deus”. Nosso mundo, com sua visão superficial e egoísta do amor distorceu estas palavras e contaminou a nossa compreensão em relação ao amor. O mundo pensa que o amor é o que faz uma pessoa se sentir bem e que não há problema em sacrificar os princípios morais e os direitos dos outros a fim de obter tal “amor”. Mas este não é o verdadeiro amor; é exatamente o oposto – o egoísmo. E Deus não é este tipo de “amor”.  
 
O verdadeiro amor é como Deus, que é santo, Justo e Perfeito. Se verdadeiramente conhecermos a Deus, amaremos como Ele ama. 
 
TRISTEZA = Sabemos que ela existe, mas Deus é ALEGRIA.
Sl 16.11 declara: Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre. (BLH) 
 
N.Hom: O que o verdadeiro crente tem no seu dia a dia? A alegria do Senhor que é a nossa força. E no futuro? A garantia da vida eterna e da felicidade perpétua na presença de Deus. 
 
MALDADE = Sobreveio sobre a terra, mas Deus é BONDADE.
Sl 52.1 afirma: Homem poderoso, por que você se gaba da sua maldade? O amor de Deus dura para sempre. (BLH) 
 
N.Hom: Este Salmo foi escrito a respeito de Doegue, o edomita que traiu Abimeleque e Davi, e matou os sacerdotes de Deus. Doegue pensou que fosse um grande herói, até se gabou de seu ato, mas, na verdade, cometeu uma impiedade, ofendeu a Deus. É fácil confundir. Mas algo bem feito nem sempre é bom. Devemos medir tudo pela Palavra de Deus. 
 
GUERRAS = Sempre existiram, mas Deus é PAZ em JESUS.
Jo 14.27 registra: Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (BLH) 
 
N.Hom: O resultado final da obra do Espírito Santo em nossa vida é a profunda e duradoura paz. Diferente da paz mundana, normalmente definida como a ausência de conflitos, a paz de Cristo é uma certeza de segurança em qualquer circunstância; tendo-a, não precisamos temer o presente ou o futuro. Se a sua vida é cheia de preocupações, permita que o bendito Espírito Santo encha-o com a paz de Cristo! 
 
DESESPERO = Conseqüência do pecado, mas Deus é ESPERANÇA.
Sl 39. 7 afirma: E agora, Senhor, o que posso esperar? A minha esperança está em ti. (BLH) 
 
N.Hom: Quem tem sua esperança firmemente ancorada em Deus, tem-na em uma vida de sentido e propósito. Esta vida precisa ser liberta do pecado, pois é o pecado que dá motivo à correção da parte de Deus. 
 
DERROTA = Satanás quer ver nossa derrota, mas Deus é VITÓRIA.
1 Co 15. 57 declara: Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.  
N.Hom: Satanás pareceu vitorioso no Jardim do Éden e na crucificação de Jesus e acha que também nos derrotará. Mas Deus tornou a aparente vitória de Satanás em derrota quando Jesus Cristo ressuscitou dos mortos. Jesus venceu e nós também venceremos se formos fiéis até a morte. 
 
INSEGURANÇA = Somos inseguros, mas Deus é FORTALEZA.
Sl 16. 8, 9 afirma: Estou certo de que o Deus Eterno está sempre comigo; ele está ao meu lado direito, e nada pode me abalar. Por isso o meu coração está feliz e alegre, e eu, um ser mortal, me sinto bem seguro. (BLH) 
 
N.Hom: (v. 8) Ao dizer “nuca vacilarei”, Davi se refere à segurança singular experimentada pelos crentes. Deus não os isenta de problemas do cotidiano, às vezes, os crentes experimentam dor, experimentam a dificuldade e o fracasso por que passam os incrédulos, mas estes não têm esperança quanto ao futuro, vivem na insegurança, pois são confusos em relação ao verdadeiro propósito da vida na terra. No entanto, aqueles que buscam a Deus podem seguir adiante, com segurança, confiantes por saber o que é direito aos olhos de Deus. 
 
Sl 18. 2 registra: O Deus Eterno é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador. O meu Deus é uma rocha em que me escondo. Ele me protege como um escudo; ele é o meu abrigo, e com ele estou seguro. (BLH) 
 
N.Hom: A proteção de Deus a Seu Povo é ilimitada e pode manifestar-se de muitas maneiras. Davi usou cinco alegorias bélicas para descrever a proteção de Deus: 1- A de um rochedo, que não pode ser movido por que queira ferir-nos. 2- A de uma fortaleza, um lugar seguro onde o inimigo não pode entrar. 3- A de um escudo, que se interpõe entre nós e o mal. 4- A da força da salvação, um símbolo de poder. 5- A um alto refúgio, um lugar que oferece proteção e uma visão privilegiada, pois põe acima de nossos inimigos. Se você precisa de proteção e segurança, busque a Deus. 
 
INIQÜIDADE = Ela existe, mas nosso Deus é JUSTIÇA.            
Sl 145. 17 declara: O Eterno (o Senhor) é justo em todos os seus atos e fiel em tudo o que faz.  
N.Hom: Cada ser no universo pode através da iniqüidade (perversidade) ofender a Deus, mas deve lembrar que Ele é justiça e um dia julgará todos nós seres vivos e mortos. Por isso devemos ser fiéis.
 
ENFERMIDADE = Nos ataca, mas nosso Deus é CURA.
Êxodo 15. 26 afirma: Ele disse: -Se vocês prestarem atenção no que eu digo, se fizerem o que é certo e se guardarem os meus mandamentos, eu não os castigarei com nenhuma das doenças que mandei contra os egípcios. Eu sou o Deus Eterno que cura vocês. (BLH) 
 
N.Hom: Esta é uma das bênçãos desfrutadas quando alguém está numa relação de aliança e obediência com Deus 
 
At 9. 34 declara: Pedro lhe disse: -Enéias, Jesus Cristo já curou você. Levante-se e arrume a sua cama. Na mesma hora Enéias se levantou.  
 
N.Hom: Enéias foi o receptor de uma grande bênção, mas o versículo 35 indica que a cura foi realmente designada para trazer muitos a Cristo. O milagre não foi apenas uma maravilha, foi um sinal. 
VIOLÊNCIA = Nos rodeia, mas Deus é MANSIDÃO em JESUS.
Mt 11. 29 registra: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. (BRC) 
 
N.Hom: Em contraste ao pesado fardo do legalismo judaico, Jesus sugere um relacionamento aberto, livre e leal (meu jugo), que permite a obediência à justiça da lei (meu fardo). 
 
SOLIDÃO = Glórias! Nosso Deus é COMPANHEIRO invisível.
Gn 28. 16 declara: Quando Jacó acordou, disse assim: De fato, o Deus Eterno está neste lugar, e eu não sabia disso. (BLH) 
N.Hom: Ele prometeu estar conosco todos os dias. 
 
INFIDELIDADE = Conhecida humanamente, mas Deus é FIEL.
2 Tm 2. 13 afirma: Se não formos fiéis, Cristo continua sendo fiel, pois ele não pode ser falso para si mesmo. (BLH) 
N.Hom: Embora seja verdade que Cristo permanece fiel às suas promessas, aqui neste verso, a declaração refere-se à sua fidelidade em cumprir com a advertência de que Ele nos desonrará na presença do Pai se o negarmos [conscientemente e de livre e espontânea vontade]. 
 
MORTE ESPIRITUAL = Nosso Deus é VIDA eterna e abundante.
 
Jo 10.10 registra: O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.  
N.Hom: A vida que Jesus dá é única porque é eterna, e Ele dá esta vida em crescente abundância aos seus remidos. 
 
Ef 2.4, 5 declara: Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos. 
 
CONCLUSÃO: Como Deus trata os homens? 
 
“Ele perdoa e recebe em Sua Casa, faz com que todos sejam Seus filhos, e todos os Seus filhos são Seus herdeiros, e todos os Seus herdeiros são príncipes, e todos os Seus príncipes são coroados”.               João Pulsford 
 
Conta-se uma estória:
 
Nas regiões da Ásia, um viajante armou sua tenda à beira de uma estrada e acomodou-se para dormir.
 
Seu servo dobrou os joelhos para a oração da noite.
 
Quando termina de orar, perguntou-lhe o seu senhor:
 
- Podes ver e apalpar, porventura o teu Deus?
 
O servo ficou calado e não respondendo nada.
 
Seu senhor mais uma vez fala:
 
- Como sabes então que Ele existe?
 
O Servo não respondeu nada e logo foi dormir.
 
Pela manhã, aquele senhor vem à porta da tenda e fala ao seu servo:
 
- Olha, passou por aqui um camelo.
 
O servo olha para os lados e pergunta ao seu senhor?
 
- O senhor viu e apalpou ele?
 
- Não! Respondeu-lhe o senhor.
 
O servo mais que depressa diz: Como então o senhor sabe que o camelo existe e passou por aqui se não o viste?
 
Seu senhor mais que depressa gritou: - Aqui está o rastro do camelo.
 
– Disse-lhe o sábio servidor. Ah! Vejo que o senhor conhece a existência de um camelo pelo rastro e não conhece a Deus pelas obras de suas mãos, os astros no firmamento e a beleza de natureza que nos rodeia.

Mensagens e Estudos