WCON 2024

 QUEM É O NOSSO PRÓXIMO?


Jesus contou uma das mais importantes das Parábolas.
Lucas – 10: 25-35 – Um homem viajava de Jerusalém para Jericó; no caminho ele foi assaltado por marginais que além de roubarem todos seus pertences, o maltrataram cruelmente, abandonando-o muito ferido, quase à morte.
Jesus contou esta história ao um doutor, Intérprete da Lei; demonstrava que o único caminho para a vida eterna era o: Amar a Deus em primeiro lugar e amar o próximo como a si mesmo. A isto, odoutor perguntou: E quem é o meu próximo?

O homem assaltado é principal figura para se traduzir a parábola: No caminho os primeiros a passarem, foram os religiosos. Diz a Palavra de Deus: Casualmente descia um Sacerdote por aquele mesmo caminho…

A Bíblia fala que numa atitude deles foi desamor o sacerdote passou de lado, ignorou; procurou nãoser incomodado com o pobre miserável. Semelhantemente, um levita descia por aquele mesmo caminho, e vendo-o também passou de largo…

Os religiosos que poderiam ajudá-lo, nem se quer se preocuparam com a situação do miserável moribundo, ninguém tinha amor para dar?
Diz a parábola que era um estrangeiro samaritano, considerado um inimigo dos judeus. As raízes dos samaritanos são judeus que saíram do mesmo grupo do povo de Deus e levados cativos para a Babilônia, lá constituíram famílias com estrangeiros e quando voltaram para Jerusalém foram morar no alto de Samaria que trouxeram suas tradições, crenças religiosas contrárias às dos judeus. Os samaritanos eram considerados inimigos para os judeus, povo estranho. Eram considerados como cães.
E vindo um samaritano parou…
E o samaritano compadeceu-se dele, curou-lhe as feridas aplicando óleo e vinho; e colocou-oem cima do seu próprio animal e o levou para uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte tirou dois denário e os entregou ao hospedeiro, dizendo: cuida deste e, se alguma coisa gastares a mais, e to indenizarei quando voltar.
Tipificando o reconhecimento do próprio Messias que foi rejeitado pelo seu povo.
Jesus perguntou ao doutor da lei: Qual deste três parece ter sido o próximo do homem. Ohomem respondeu: Aquele que usou de misericórdia para com ele esua resposta estava correta.
Os que se dizem religiosos nem se quer notam, nem se importam com seu próximo; isto, é negar a Cristo. Muitos acham que deve ajudar aos seus da sua própria casa ou irmãos da mesma congregação, seus amigos, e nada mais. O seu amor é limitado, restrito.
Nosso próximo, é todo aquele que necessita de nossa misericórdia, e precisa de ajuda seja elequem for.
Lucas – 10: 27 – Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de todas as tuas forças e todo o teu entendimento; e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Fazendo assim cumprimos a Lei.
O Samaritano representado na parábola, disse para o doutor da lei: Vai e procede tu de igual modo, e mais, fazei isto e viverás.
Olhe ao seu redor, e veja quantos necessitados, abandonados e carentes estão à beira do seu caminho, destruídos pelo pecado,e precisando da sua misericórdia, jejum, oração. Os dízimos, os sacrifícios, são importantes, mas quando se tem amor e misericórdia com nosso próximo. O ato de levantar um caído, animá-lo, é colocar o seu amor em prática, isto, é um dos maiores sacrifícios. Porque tudo que fazemos, se não for por amor, não gera valor algum.  Amai o próximo, tendes misericórdia desta alma!

Nilza Rangel 

 

Deus abençoe a todos.

Mensagens e Estudos