WCON 2024
 

   EMOCIONANTE   DESPEDIDA

 

        Nosso comandante foi designado para ser Adido Naval na Itália. Chegado o dia de sua saída foi preparado um coquetel e lauto almoço. Os oficiais dirigiram-se a seus camarotes para a troca do uniforme cinza  de trabalho pelo branco. É quando o imediato abre a porta do meu camarote e me avisa:

      - Augusto, você por ser o caverna mestra (oficial servindo a mais tempo na unidade) dirigirá as palavras de despedida ao Senhor Comandante.

     - Tudo bem imediato.

     - Prestou atenção no que eu disse? Você é que vai falar no coquetel.

     - Tudo bem, senhor sem problema.

       Talvez ele esperasse que eu reagisse; mas agora é que o senhor me avisa? Assim na bucha. Não era para mim nenhum problema falar em público tendo sido professor primário por seis anos e já ter pregado em várias igrejas evangélicas.

       Contudo era necessário pensar no que dizer e preparar um roteiro com início, meio e fim para evitar repetições. Foi então que me lembrei das palavras de um salmo mas não do número. Liguei para minha esposa e pedi que procurasse na chave bíblica o que falava de saída e entrada. Ela logo me disse que era o 121. Peguei a Bíblia da minha mesa e copiei na xerox.

       Descemos e iniciou-se o coquetel até que o imediato avisou que eu faria a despedida em nome de todos e assim comecei:

       - Senhor Comandante Jacob, Sr. Imediato, Srs. Oficiais todos nós lamentamos por este momento por saber que vamos perder o convívio diário de um companheiro que foi não apenas um grande comandante mas também um grande amigo. Da sua competência todos nós sabemos pois vivemos lado a lado os problemas da sinalização náutica e as soluções que o senhor apresentou. Contudo agora o senhor irá exercer uma função muito mais política do técnica e pode ser que surjam momentos de incerteza quanto ao seu desempenho. Quero deixar com o senhor as palavras deste salmo que certamente o ajudarão a superar esses momentos.

                                SALMO 121 

1- Elevo os meus olhos para os montes; de onde me virá o socorro?

2- Omeu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.

3- Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.

4- Eis que não tosquenejará nem dormirá aquele que guarda a Israel.

5- OSenhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua                        direita.                                                                                  

6- O sol não te molestará de dia, nem a lua de noite.

7- O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua alma.

8- O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

 

        Ao terminar de falar as lágrimas escorriam por sua face. Pediu-me o papel e disse que estas palavras estariam sempre em sua cabeceira.

Mensagens e Estudos